Audiência pública realizada nesta quarta-feira (23) no Senado Federal discutiu impactos da medida
O senador Wellington Fagundes (PL) anunciou que vai questionar o Banco Central sobre a atuação de tradings estrangeiras que, segundo ele, podem estar acessando recursos subsidiados no exterior para financiar a produção de soja no Brasil.
O que ouvimos é que as famosas tradings recebem, principalmente do mercado comum europeu, subsídio para captar o recurso e financiar aqui no Brasil
Tradings são empresas que atuam como intermediárias entre produtores e compradores, nacionais ou internacionais. Elas também financiam os produtores, recebendo, em muitos casos, a produção das lavouras como pagamento.
A declaração ocorreu na tarde desta quarta-feira (23) ao final da audiência pública que discutiu a Moratória da Carne e da Soja no País. O evento foi convocado por Wellington após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender uma lei de Mato Grosso, que revoga a adesão à Moratória da Soja.
“Quero deixar um questionamento — que iremos oficializar ao Banco Central — sobre a internação de recursos por parte das empresas que financiam a produção brasileira. Que tipo de subsídio eles recebem lá fora?”, anunciou Wellington.
Fonte: Midia News